Máquina Solo leva comitiva de técnicos especialistas em Compostagem Industrial para França e Bélgica
4 de setembro de 2024
Cada vez mais, as atividades de compostagem em escala industrial estão se consolidando como uma solução eficaz que contribui não só para o reaproveitamento de resíduos, mas também para a economia e a geração de novas fontes de renda em diversos empreendimentos – um cenário que ainda reflete a crescente importância da gestão ambiental sustentável e a busca por alternativas que promovem o desenvolvimento econômico aliado à conservação dos recursos naturais.
Junto a esse movimento, a Máquina Solo vem se destacando como referência no setor, acompanhando as tendências globais e trabalhando com foco na viabilização da inovação tecnológica para a realização de boas práticas de sustentabilidade no mercado brasileiro.
Como parte desse compromisso, no mês de junho, realizamos a primeira edição do Máquina Solo Experience, um evento que teve como objetivo proporcionar uma imersão técnica e experiências turísticas marcantes, conectando profissionais do setor e promovendo o compartilhamento de conhecimentos e soluções inovadoras, de modo com que possamos continuar contribuindo significativamente para o avanço das práticas de compostagem e a valorização dos resíduos como recursos valiosos para a economia e o meio ambiente.
Quer ver um pouquinho do que foi essa experiência? Então continue conosco!
Máquina Solo experience: uma imersão técnica no mundo da compostagem industrial
O Máquina Solo Experience foi idealizado com o objetivo de proporcionar uma imersão técnica no mundo da compostagem industrial, reunindo uma delegação composta por 12 brasileiros, dos quais estavam especialistas, profissionais, pesquisadores, consultores e professores atuantes em diversas áreas relacionadas ao setor, como em estações de tratamento de águas residuais, plataformas de compostagem, indústrias de celulose, explorações pecuárias, entre outros.
Essa delegação viajou primeiramente para a Paris na França,onde tudo começou. O cronograma do evento foi criado para que os participantes tivessem a oportunidade de visitar plantas de compostagem no território europeu, bem como de conhecer a fábrica e as tecnologias da Menart, fabricante situada na Bélgica, que produz equipamentos de alta performance para as práticas de reciclagem – além de também ser um dos principais parceiros da Máquina Solo aqui no Brasil.
Inclusive, nos últimos 12 anos, a Máquina Solo se destacou como um dos distribuidores mais confiáveis da Menart, com mais de 40 máquinas vendidas para diversos negócios nacionais. Justamente em função dessa parceria frutífera, a Menart nos concedeu o “Prêmio Menart para Parceiro Notável”, um símbolo que destaca a importância dessa colaboração para o avanço da compostagem em nosso país.
Menart eSPM-47: O Primeiro Compostador 100% Elétrico Autopropelido Cabinado do Mundo
Assim como comentado brevemente, os participantes do evento puderam conhecer de perto as tecnologias Menart, mas um dos pontos mais altos do Máquina Solo Experience foi a participação no lançamento do eSPM-47, o primeiro compostador 100% elétrico autopropelido cabinado do mundo.
Esse modelo foi projetado para transformar resíduos orgânicos em composto de alta qualidade de forma eficiente e ecológica. O eSPM-47 se destaca por seu sistema totalmente elétrico, que reduz a emissão de gases poluentes e o consumo de combustíveis fósseis, contribuindo diretamente para a sustentabilidade. Além disso, a cabine oferece maior conforto e segurança ao operador, criando um ambiente de trabalho mais ergonômico e protegido. Este design avançado reforça o compromisso da Menart com a inovação e a sustentabilidade.
Vale lembrar que os compostadores Menart são produzidos para assegurar um bom revolvimento das leiras de compostagem já que possuem um túnel equipado com proteção contra projéteis: na frente, uma cortina de borracha e na parte traseira, um defletor metálico ajustável. Nas laterais, o equipamento conta ainda com limpadores de trilhos para que as leiras possam ser melhor construídas.
Em suma, o Menart eSPM-47 não só reforça a posição da fabricante como uma das maiores líderes em inovação no setor, mas também fortalece a parceria de longa data com a Máquina Solo, permitindo que possamos trazer soluções cada vez mais avançadas para o território nacional, conforme afirma nosso CEO, Maycon Pereira:
“Já que a gente vai fazer compostagem, eu quero levar as melhores máquinas do mundo para o Brasil. Esse era e é o meu propósito”
Para os participantes, também foi uma honra testemunhar em primeira mão a introdução de uma tecnologia revolucionária no mercado de compostagem, conforme afirma Denise, empresária do segmento de Compostagem.
“Não fizemos só uma viagem técnica. Sempre teve um aprendizado técnico e um pessoal em conjunto”
Máquina Solo e Menart: uma parceria de sucesso que está impulsionando a compostagem industrial no Brasil e no mundo
O Máquina Solo Experience não apenas proporcionou uma imersão técnica e visitas a instalações de ponta, mas também reforçou o nosso compromisso com a inovação tecnológica, além de fortalecer a troca de conhecimento entre toda a delegação, os especialistas visitados na França e na Bélgica, e os colaboradores da Menart.
Inclusive, nesta oportunidade ainda pudemos realinhar os objetivos entre as empresas, como também reforçar os laços dessa parceria que nos tem permitido auxiliar tantos negócios a realizarem a compostagem em escala industrial de uma maneira eficiente e produtiva.
Se você deseja saber mais sobre as tecnologias Menart e outras soluções que oferecemos, entrar em contato conosco para o apoio de um de nossos consultores especialistas.