Máquina Solo e Menart destacam 2 equipamentos para a prática de reciclagem de resíduos

19 de abril de 2023

Já é de conhecimento que a prática de reciclagem tem uma importância enorme para a preservação ambiental e colaboração com a economia circular. No entanto, engana-se quem pensa que só pode ser reaproveitado os plásticos, papéis, vidros e metais.

Hoje, os resíduos sólidos industriais e urbanos também estão sendo caracterizados por oferecer um alto potencial de reutilização, seja na própria cadeia de consumo ou em atividades paralelas, como a agricultura.

A exemplo, a compostagem é uma prática que permite transformar esses materiais em fertilizantes que não só beneficiam grandes culturas e projetos paisagísticos, como também suprem a necessidade de adubos que nosso país vinha enfrentando. Inclusive, já há perspectivas positivas para o cenário: O mercado de fertilizantes orgânicos deve atingir US$15,90 bilhões até 2028, crescendo a um CAGR de 5,9% .

Porém, para tornar esse processo uma realidade e atingir o percentual estimado de crescimento, são necessários equipamentos de alta tecnologia, como os compostadores e peneiras Menart.

Continue acompanhando o conteúdo para entender mais sobre essas grandes máquinas para reciclagem de resíduos.

Menart e Máquina Solo: uma combinação pensada para promover a sustentabilidade

A Máquina Solo trabalha com a missão de construir relações de confiança que geram resultado e, por isso, busca ter como parceiros os principais fabricantes de equipamentos de alta performance do mundo.

Para o setor de reciclagem, uma das parcerias firmadas é com a Menart, empresa belga que vem desde 1961 se especializando na fabricação de equipamentos de compostagem e tratamento de resíduos para a preservação do meio ambiente.

Aqui no Brasil, a Máquina Solo já distribuiu diversos equipamentos da marca, somando inúmeros cases de sucesso ⎯ e um dos mais recentes é o projeto da prefeitura de Campinas “Usina Verde de Compostagem”.Esse é o primeiro projeto público de compostagem de lodo de esgoto e reaproveitamento de podas de árvores em grande escala do Brasil.

Através do processamento do lodo que vem do tratamento do esgoto junto com sobras de resíduos verdes, como resto de poda e galharias recolhidos pela prefeitura, são produzidas 100 toneladas de resíduos que resultam em 30 toneladas de adubo orgânico, posteriormente utilizados no plantio de lavouras e também em atividades de jardinagem. Para essa transformação, a usina verde de Campinas utiliza diversas máquinas, dentre elas, há a tecnologia avançada do Compostador Menart que foi fornecido pela Máquina Solo.

No mercado privado, a Ecomark também vem usufruindo das facilidades deste equipamento. A empresa surgiu com o intuito de oferecer aos seus clientes segurança e eficiência na destinação de resíduos orgânicos de origem animal, vegetal ou industrial, e para isso, utiliza o compostador SP50 para a prática de compostagem.

Segundo Guilherme Maia, Gestor Operacional da companhia, ter essa máquina da Menart simplificou significativamente as suas operações. Ele destacou que agora podem trabalhar com leiras mais altas e largas, tornando o processo mais eficiente. Além disso, ressaltou a qualidade do suporte pós-venda fornecido pela Máquina Solo, que desde o início foi extremamente orientado e acompanhado por nossos técnicos. Confira:

Conhecendo as máquinas para reciclagem de resíduos da Menart

Os negócios que trabalham em prol da reciclagem podem optar por diversos equipamentos Menart, dentre eles destacamos:

  • Compostadores para revolvimento de leiras:

esses equipamentos que são os mesmos utilizados pela prefeitura de Campinas e pela Ecomark, foram desenvolvidos com uma tecnologia avançada para assegurar a mistura homogênea de resíduos orgânicos, biomassa e substâncias incorporadas, favorecendo a entrada de oxigênio no processo de compostagem.

Para atender diversas aplicações, a Menart ainda oferece duas versões do equipamento no mercado: as linhas SP e SPM. 

Enquanto os equipamentos SP operam com sistema hidráulico independente para empurrar o trator, gerando economia de combustível e possibilitando o seu transporte em longas distâncias; os equipamentos da linha SPM contam com cabine de comando e modelos que operam com sistemas de tração por esteiras ou pneus, sendo de fácil condução e apropriadas para todos os tipos de terrenos. 

  • Peneiras rotativas:

as peneiras rotativas Menart são apreciadas pela precisão do trabalho de separação e pelo seu alto desempenho no peneiramento de todos os materiais e granulometrias.

Na prática de reciclagem, um dos recursos mais úteis é o Sistema Compacto de Separação Autônoma e Móvel (SSAM) que é utilizado na saída do tambor para triar materiais indesejáveis do composto/fertilizante orgânico, tais como: metais, vidros e plásticos.

Máquina Solo e Menart: alta tecnologia e inovação em equipamentos para reciclagem

A escolha dos melhores equipamentos é fundamental para a realização eficiente dos processos de reciclagem e reaproveitamento de resíduos que, além de gerar novos produtos e dar um novo destino ao que antes era considerado sem utilidade, também contribuem para a economia circular.

Para incentivar a prática e colaborar para que essa circularidade aconteça cada vez mais, desde 1998, a Máquina Solose dedica a construir um Brasil com tecnologia, colaboração e sustentabilidade, contando com a parceria da Menart para tornar esse objetivo uma realidade.

Juntas, asseguramos que cada empresa tenha a tecnologia que precisa para ter sucesso em suas operações, combinando a redução de custo operacional com uma alta produtividade para plantas de compostagem e demais atividades de processamento de resíduos.

Portanto, se você busca fazer a melhor escolha da sua máquina para reciclagem, entre em contato com nossos especialistas e solicite mais informações.