Resíduos verdes (Massa verde), PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

20 de outubro de 2023

O plantio de árvores em grandes centros urbanos é desejável por quase todos os gestores públicos, afinal, elas exercem um papel vital na produção de oxigênio por meio do processo de fotossíntese, onde convertem dióxido de carbono em oxigênio, ajudando a manter o equilíbrio do 0² na atmosfera, reduzem poluição sonora, atuam como filtro natural, além de ser uma das medidas mais eficientes para promover mudanças, principalmente no microclima das cidades. 

Porém, como todo plantio, é necessário se fazer um manejo, como por exemplo realizar frequentemente a poda e dar a destinação final correta para os chamados “resíduos verdes” ou “massa verde”, materiais oriundos das atividades de capina, remoção de árvores mortas ou condenadas, entre outras atividades de manejo florestal e jardinagem. 

No entanto, segundo a secretaria de meio ambiente da cidade de São Paulo, devido a problemas com edificações, rede elétrica e incidência de raios, já houve picos de coletas de resíduos verdes na casa de 50.000 toneladas em apenas um semestre, sendo eles destinados para ocupar espaços em aterros sanitários.

Outro problema que ocorre é que, quando esse tipo de resíduo entra em decomposição anaeróbica (sem oxigênio) liberam metano, gás de efeito estufa que contribui para as mudanças climáticas e trazem odores indesejáveis. 

Para driblar esses desafios, um ponto que merece atenção é a escolha do equipamento para tratamento dos resíduos verdes, já que eles contêm grande quantidade de materiais contaminantes, tais como materiais ferrosos, resíduos de construção civil (pedras, tijolo e concreto, pedaços de metais, latas de tinta, vergalhões ou entulho). 

Nós, da Máquina Solo, com grande experiência neste mercado, podemos te ajudar a dar uma destinação correta para esses materiais – e o melhor, valorizando e agregando valor por meio de geração de receitas, através de tecnologias simples e específicas dimensionadas para a finalidade desse tipo de tratamento.

Soluções para tratamento de resíduos verdes e resíduos florestais proposta pela Máquina Solo

Nesse cenário, duas alternativas se tornam as protagonistas. Conheça-as:

Material estruturante para Compostagem: A compostagem é uma das formas eficazes e ecologicamente corretas de destinação de resíduos verdes. Ela envolve a transição controlada dos materiais orgânicos em um ambiente rico em oxigênio, gerando um composto de alto teor nutricional – que pode ser usado como fertilizante natural para enriquecer o solo em jardins, hortas e na agricultura.

A massa verde pode ser utilizada como fonte de carbono nesse processo, quando trituradas na proporção granulométrica correta, favorecem a aeração, mantém o equilíbrio entre a relação carbono/nitrogênio, ajuda a manter a atividade microbiana e acelera a decomposição de outros resíduos orgânicos dispostos em leiras de compostagem.

 

Biomassa: A biomassa refere-se a qualquer material orgânico de origem vegetal ou animal que possa ser usado como fonte de energia menos nociva ao meio ambiente. Esses materiais são transformados em calor, eletricidade ou biocombustíveis por meio de processos de conversão, como eletricidade, gaseificação, fermentação e pirólise. 

A biomassa pode envolver uma ampla variedade de materiais, e um deles são os “resíduos verdes”, que inclui troncos e galhadas que após sua trituração em granulometria ideal, contém alto poder calorífico e servem como fonte de calor.

Como fazer e quais tecnologias são usadas para beneficiamento desse material para o uso em Compostagem e Biomassa?

Como dito anteriormente, antes de incluir a massa verde nos processos de compostagem ou biomassa, é necessário fazer a trituração em granulometria específica para atender as exigências técnicas e qualidade do produto final.

Pensando em atender essa demanda, a Máquina Solo disponibiliza em seu catálogo de equipamentos três diferentes modelos de trituradores de resíduos florestais:

 

O Triturador de baixa rotação monoeixo TANA SHARK da fabricante Finlandesa, TANA.


Conheça

O Pré-triturador de baixa rotação duplo deixou o KROKODILE da fabricante Italiana, KOMPLET.


Conheça

Os trituradores de alta rotação a martelo (grinders) da Americana ROTOCHOPPER.


Conheça

 

 

Como sempre, buscando entender a real necessidade de cada cliente, a equipe de engenharia de aplicação e vendas da Máquina Solo, analisando o contexto técnico, operacional, financeiro e conforto operacional, auxilia seus clientes na fazer a escolha correta dos trituradores para os seus projetos. 

Além de toda experiência em tratamento de resíduos florestais, a Máquina Solo possui em sua base um almoxarifado com mais de 9 mil peças e também técnicos treinados e habilitados de modo que problemas com reposição de peças, manutenções preventivas e corretivas não sejam problemas, disponibilizando assim mais horas de operação disponíveis do equipamento, isso resulta em menores custos, menos perdas, mais produtividade e mais rentabilidade para seu negócio.

Fale conosco e saiba mais sobre como adquirir e locar o equipamento ideal para o processamento adequado de resíduos verdes.