Não sabe ainda o que fazer com o lodo de estação de tratamento de esgoto?
4 de julho de 2024
Compostagem: Como promover o destino correto de lodo de estações de tratamento de esgoto
É essencial explorar alternativas para a disposição e tratamento dos lodos gerados nas estações de tratamento de efluentes e esgotos (ETE). Isso porque, a disposição desses lodos em aterros sanitários pode causar diversos problemas operacionais para as empresas e também causar um impacto negativo na natureza.
Esses resíduos são de difícil manuseio devido à sua consistência pastosa e alta presença de líquidos livres, o que compromete a estabilidade geotécnica, provoca entupimento dos drenos de gases e chorume, e gera “bolsões” dentro do aterro. Além disso, há um aumento nos custos operacionais devido ao maior consumo de horas-máquina e diesel, impactando o orçamento da organização.
Os lodos de ETE contêm nutrientes valiosos para a regeneração e ciclagem dos elementos no solo. Assim, quando corretamente tratados por meio da compostagem, esses resíduos adquirem alto valor agregado. Alguns aterros sanitários já incorporam a compostagem em suas operações, aproveitando os benefícios econômicos e ambientais dessa prática.
Continue lendo o artigo para entender as razões para optar por essa abordagem.
Compostagem como solução para lodos gerados nas Estações de Tratamento de Esgoto
A compostagem é um processo natural de decomposição de materiais orgânicos e, frequentemente, os aterros sanitários recebem esses subprodutos diariamente. O processo envolve a seleção adequada de fontes de carbono, como podas, madeiras de supressão e raízes de árvores. Quando triturados na proporção granulométrica correta e com um balanço de massa assertivo, esses materiais podem compostar o lodo rapidamente.
Em um projeto recente realizado pela Máquina Solo em um aterro sanitário, observamos resultados impressionantes nas primeiras leiras testadas. Em 30 dias, o material alcançou a estabilização, atingindo temperaturas ideais de degradação (65-70°C durante 15 dias), eliminando agentes patogênicos. Isso permitiu o recebimento de 4 mil toneladas de lodos/dia para compostagem acelerada.
O produto resultante é um fertilizante rico em matéria orgânica e livre de salmonela, ovos de helmintos, metais pesados e outros patógenos. Podendo ser utilizado em cultivos, pomares, gramados e outros locais. Este fertilizante orgânico está registrado no Ministério da Agricultura, assegurando sua qualidade e segurança.
Com a compostagem, os aterros continuam gerando receita ao receber lodo, mas sem ocupar espaço valioso, aumentando a vida útil do aterro, reduzindo riscos e gerando receita adicional com a venda do fertilizante.
Como a Máquina Solo apoia a destinação de lodos e resíduos
O processo de compostagem exige o uso de tecnologias corretas para garantir que todos os materiais recebem o tratamento ideal. A Máquina Solo conta com toda a linha de equipamentos de revolvedores, peneiras, picados e trituradores para apoiar as operações nas áreas de reciclagem e agroflorestal. Com isso, você pode promover:
- Economia nos custos da operação
- Promove economia circular e atendimento a normas ESG
- Agilidade e alta performance
- Equipamentos com baixo consumo de combustível
Conheça alguns de nossas máquinas:
Compostador de resíduos orgânicos Menart |
Compactador de aterro sanitário TANA |
Triturador móvel de Resíduos TANA |
Adicionalmente, profissionais com mais de 15 anos de experiência desenvolvem a estratégia mais aconselhável para que você possa ter operações sustentáveis, ágeis e com economia de custos.
Quer fazer seu projeto sair do papel? Entre em contato com nossa equipe e entenda como podemos ajudar a sua empresa.