Peneira RM transforma rejeito inutilizável de minério de ferro em lucro
7 de julho de 2022
O Brasil é um player global no setor mineral e ocupa o segundo lugar em produção e exportação de minério de ferro no mundo — trata-se de um mercado importantíssimo para a economia.
Com a alta no preço dos minérios, sobretudo o ferro, surgem novos desafios, mas também nasce a oportunidade de integrar processos sustentáveis que reaproveitem ao máximo as matérias-primas, evitando desperdícios e gastos.
A partir dessa demanda, são criadas soluções eco friendly e lucrativas, que ressignificam os materiais antes descartados em produtos valiosos. Nesse conteúdo, vamos mostrar como a Brazil Iron Mineração Ltda, com ajuda da Máquina Solo e da Rubble Master, apostou em inovação e colheu excelentes resultados.
De rejeito a lucro: o desafio de alcançar um novo panorama para a mineração
A Brazil Iron Mineração Ltda é uma subsidiária da Brazil Iron Ltda que está situada no nordeste brasileiro, produzindo cerca de 50 mil toneladas de minério de ferro de alta qualidade todos os meses.
Quando a empresa assumiu as operações na mina Mocó, há cerca de um ano e meio, se deparou com um enorme obstáculo: rejeito (0–20 mm) da produção anterior de minério de ferro, estocado em grandes quantidades.
Esses rejeitos continham muito material fino (0–2 mm), tornando-os impossíveis de comercializar. Além disso, o reprocessamento também não era uma opção na época, devido aos altos custos operacionais e ao baixo preço do ferro.
No entanto, passados alguns meses após o início da produção na mina, o preço de mercado do ferro começou a subir. Como o retorno do processamento passou a valer a pena, a Brazil Iron decidiu então reprocessar o material. Porém, era necessário contar com uma peneira capaz de filtrar as partículas finas e o rejeito de grande porte, a fim de transformá-lo num produto final valioso e comercializável.
Peneira RM MSC8500-3D: a disponibilidade e a confiabilidade da solução
Para aproveitar o cenário, a Brazil Iron optou pela Peneira RM MSC8500-3D da Rubble Master, empresa que, há mais de 30 anos, atua fornecendo equipamentos que garantem a solução de desafios práticos.
Escolhida para resolver essa demanda, a Máquina Solo, distribuidora exclusiva da RM aqui no país, tratou de encomendar e trazer diretamente da Áustria a nova peneira, que ficaria pronta para uso em 45 dias.
Os requisitos técnicos eram desafiadores, pois certas metas de produção precisavam ser cumpridas para se alcançar uma aplicação lucrativa.
A Brazil Iron precisava de, pelo menos, 80 t/h de 2–8 mm para justificar a operação, pois este é o produto-base exportado e comercializado para Londres. A RM MSC8500-3D atendeu a essa meta e alcançou, com sucesso, um volume de produção de cerca de 260 t/h no total, dos quais aproximadamente 35% estavam dentro do tamanho de 2–8 mm (90 t/h).
A peneira móvel de três decks superou as expectativas do cliente em mais de 10%. A operação foi um grande sucesso, com a RM MSC8500M-3D funcionando em máxima excelência por cerca de 16 horas por dia, durante mais de 8 meses seguidos.
O método de mineração a seco: Foco na proteção ambiental
Além do reprocessamento de rejeitos, a Brazil Iron leva muito a sério suas responsabilidades ambientais e sociais, acreditando que, no mundo moderno, rentabilidade e sustentabilidade estão indissociavelmente ligadas.
A empresa montou uma excelente equipe de profissionais visando minimizar os impactos ambientais causados pela extração do minério.
Assim, no local de produção da mina Mocó, foi implementado o método de mineração a seco: não há uso de água para processar o minério extraído nem a necessidade de construir barragens de rejeitos — estas servem para armazenar água e resíduos, que vêm como subprodutos da mineração. O minério de ferro é extraído da mina em sua forma bruta, triturado e peneirado para classificação e remoção de materiais finos (pó de minério de ferro).
A mineração a seco, sem a utilização de água, reduz significativamente o impacto ambiental e é uma forma de extração mais sustentável, segura e simples.
Máquina Solo e Rubble Master: soluções sustentáveis para mineração
Desde 1998, a Máquina Solo vem construindo soluções com base em três pilares: responsabilidade ambiental, inovação tecnológica e compromisso com seus parceiros.
Alinhado a esses valores, o Grupo Rubble Master — líder mundial na fabricação de equipamentos móveis para britagem e peneiramento — nos escolheu para representá-los oficialmente no Brasil, fornecendo suas máquinas importadas de alta qualidade para empresas nacionais que buscam modernizar suas operações.
Se, assim como a Brazil Iron, você deseja transformar rejeitos e materiais descartáveis em produtos rentáveis, entre em contato com nossos especialistas e veja como levar os equipamentos RM para o seu negócio.
Nota
Este conteúdo foi originalmente criado pela Rubble Master, traduzido e adaptado a partir da notícia original vinculada pela companhia.