Escolha uma Página

Em 2010, foi aprovada no Brasil a lei 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que tem entre seus objetivos a não geração, a redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos. 

A criação da PNRS foi uma iniciativa que exigia a transparência dos setores públicos e privados no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) tendo em vista o aumento constante na geração destes resíduos. O volume passou de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020.

Para se ter uma ideia, de acordo com informações levantadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são geradas por dia no Brasil aproximadamente 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que até 40% deste volume são passíveis de reutilização e reciclagem.

No âmbito das empresas dos setores industrial e urbano, os desafios quanto à reciclagem e destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos são constantes, tendo em vista o volume gerado e a obrigatoriedade de se atender aos parâmetros estabelecidos pela legislação que impõem uma série de penalizações.

Por isso, muitas empresas têm investido em soluções e equipamentos para a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos. Um exemplo são os trituradores de resíduos e madeira projetados com a tecnologia necessária para garantir a performance e resistência demandados para o processamento de diversos tipos de materiais, tornando-os adequados para o processo de reciclagem. 

Confira a seguir todas as funcionalidades e benefícios que a utilização dos dois tipos de trituradores pode proporcionar para o seu negócio:

Trituradores de resíduos: 5 funcionalidades e benefícios

  • Versatilidade

Um único equipamento pode triturar diversos tipos de materiais como resíduos sólidos industriais e urbanos, dentre eles oriundos da construção civil, linha de triagem de reciclagem, pneus, sofás, tapetes, entre dezenas de outros materiais.

  • Capacidade de monitoramento

Os modelos da marca TANA disponibilizam um sistema de controle que permite acompanhar diversas funções como a sua produção e eventuais avarias no conjunto inclusive com a emissão de relatórios. Tudo em tempo real e remotamente.

  • Mobilidade

Permite agilidade no deslocamento do triturador graças a facilidade de transporte, proporcionando menos tempo dedicado ao início da operação em campo em diversos locais.

  • Ajuste final de granulometria

Este recurso vem se somar à versatilidade por permitir atender em um mesmo triturador variadas demandas no processamento e finalização dos resíduos.

  • Funcionamento a diesel

O processo de abastecimento fica facilitado com a utilização do diesel, além de proporcionar um menor custo operacional com este combustível.

Trituradores de madeira e podas: 5 funcionalidades e benefícios

  • Diversidade de processamento

Com apenas um equipamento é possível triturar diversos tipos de materiais como resíduos de madeiras, vegetais (toras, raízes), podas (galhos e troncos) e agroflorestais (casca de café, coco verde, eucalipto, palha de cana de açúcar, etc).

  • Agilidade na preparação dos materiais para a compostagem

Os rotores resistentes apresentam alta eficiência também na preparação de materiais para compostagem, digestão anaeróbica ou biomassa agregando valor com o reaproveitamento dos resíduos.  

  • Facilidade de operação

Todo o processo de trituração dos resíduos e operação do equipamento pode ser realizado por apenas um funcionário, reduzindo seus custos com pessoal.

  • Tritura também materiais úmidos

Ganho de tempo e versatilidade sem a necessidade da separação de madeiras úmidas antes de iniciar o processo de trituração. Além da redução de horas trabalhadas, economiza-se em combustível ou energia (a alimentação dependerá do modelo utilizado).

  • Praticidade da alimentação mecanizada

Alguns modelos de trituradores da marca Menart contam com sistemas mecanizados horizontal por walking floor, podendo ser rapidamente alimentados por meio de pás carregadeiras, gruas, pinças e minicarregadeiras, proporcionando rapidez e integração no processamento dos resíduos.

Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens de contar com os melhores equipamentos para a reciclagem e o processamento de resíduos. 

Contudo, tendo em vista o impacto gerado ao meio-ambiente e ao próprio processamento de resíduos para as cidades, assim como estabelece a PNRS, as empresas e governos devem realizar a destinação e reaproveitamento desse material de forma adequada.

Lembrando que a aplicação de multas e outras sanções, além da preservação e valorização de marcas perante aos consumidores, reforça a questão da correta gestão de resíduos como uma das pautas principais de todas as empresas. 

Um caminho a ser seguido para se atingir este objetivo é o investimento em equipamentos que apresentem eficiência para a otimização dos processos de reciclagem dos resíduos. 

Neste cenário, os trituradores de resíduos e madeira despontam como uma solução que oferece muitas vantagens como a efetiva transformação dos resíduos em materiais adequados para a reinserção na cadeia produtiva. Uma solução que assegura o correto tratamento dos resíduos através de equipamentos com facilidade de operação, versatilidade para o processamento de diversos materiais e operação integrada.

Os trituradores da Tana e Menart citados, além de outras marcas igualmente  reconhecidas no mercado como a Krokodile, podem ser conhecidos em maiores detalhes ao acessar o site da Máquina Solo.

Sobre a Máquina Solo

A Máquina Solo foi fundada em 1998, atuando portanto há mais de 20 anos com a venda ou locação dos mais modernos e reputados equipamentos internacionais e nacionalizados para empresas dos mais diversos segmentos como construção civil, mineração, reciclagem e fundações. Equipamentos como os trituradores de resíduos e trituradores de madeira que auxiliam a sua empresa a realizar o processamento e reciclagem com a máxima segurança e suporte. 

Entre em contato com a equipe de atendimento e conheça o catálogo completo e especializado para escolher a melhor solução para a sua empresa.