De usinas a aterros sanitários: quais as melhores máquinas para reciclagem?

11 de abril de 2022

A reciclagem e o reaproveitamento de resíduos sólidos é uma questão crucial na preservação do meio ambiente e da saúde pública. Com isso, tendo em vista a redução do impacto do descarte dos resíduos sólidos no meio ambiente, foi criada em 2010 no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei nº 12.305/10 que estabelece as diretrizes para a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estimula o descarte dos resíduos de forma correta além da reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos domiciliares, industriais, resíduos de saneamento público, saúde, construção civil e tóxicos.

No entanto, apesar da instituição desta Política, os índices de reciclagem no país são de apenas 2,1% dos resíduos coletados, o mesmo percentual há pelo menos 3 anos, pelos dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). 

Importantes setores como os da construção civil já investem na reciclagem de diversos resíduos sólidos com o reaproveitamento de argamassas, concretos, cerâmicas e tijolos obtendo assim vantagens econômicas, sociais e ambientais. 

Já os resíduos industriais como cinzas, lodos sólidos, óleos, plástico, papel, fibras, metal, os lodos líquidos provenientes da limpeza de equipamentos e de sistemas de tratamento de esgoto, apresentam um risco ainda maior para o meio ambiente pela sua composição mista necessitando assim um tratamento especializado destes resíduos e a correta gestão em todas as fases (coleta, armazenagem, transporte e descarte).

Processos de reciclagem como estes são de elevada relevância para a própria atuação das empresas de forma responsável, consciente e em conformidade legal, evitando a aplicação de multas e até mesmo paralisações por descumprimentos da legislação ambiental vigente.

 

A importância da utilização das melhores máquinas para reciclagem

Sem dúvida nenhuma é essencial contar com métodos e máquinas mais eficientes para a execução dos processos de reciclagem como Compostadores, Caçambas, Trituradores, Britadores, Peneiras e Usinas de Reciclagem. Confira, as características de alguns equipamentos disponibilizados pela Máquina Solo e entenda qual o melhor para sua operação:

 

Britador de Entulho

A Linha de Britadores de Entulho da Komplet é composta por modelos estacionários elétricos e autopropelidos movidos à diesel e com controle remoto que oferecem facilidade de transporte e manutenção e redução de custos com descarte de entulho e envio de materiais para aterro sanitário de Inertes.

 

Caçambas Britadoras

As Caçambas britadoras da MB Crusher garantem redução de custo e máxima eficiência ao trabalharem acopladas diretamente a uma escavadeira, permitindo a trituração e britagem em uma única etapa.

 

Caçambas Multifuncionais

A Caçamba Processadora ALLU elimina etapas no processo ao trabalhar acoplada diretamente em escavadeiras, carregadeiras ou minicarregadeiras concentrando em uma só operação a britagem e o peneiramento.

 

Caçambas Peneiras

As Caçambas Peneiras da MB Crusher foram desenvolvidas com sistema móvel de tremonha para facilitar o peneiramento em áreas de difícil acesso, eliminando a necessidade de estruturas fixas, uso de energia elétrica e equipamentos para o transporte, reduzindo custos operacionais e gerando mais eficiência.

 

Compostadores (Revolvedor de Leiras)

Os Compostadores da Menart garantem a mistura homogênea dos resíduos orgânicos, biomassa e substâncias encorpadas com a facilitação da entrada de oxigênio na compostagem. São duas versões: Linha SP com sistema hidráulico independente para empurrar o trator (economia de combustível) e a Linha de equipamentos automotriz SPM, com sistema de tração por esteiras ou pneus e cabine de comando.

 

Compactadores de Aterro Sanitário

Os Compactadores de Aterro da TANA foram desenvolvidos para garantir até 25% a mais de vida útil do aterro e oferecer 10% mais compactação de resíduos sólidos urbanos. Equipados com tambores duplos de largura total e dentados, exercem elevada pressão sobre os resíduos com a compactação em 4 passadas e redução de até 40% da necessidade de material de cobertura (solo ou argila).

 

Peneiras Rotativas

As Peneiras Rotativas da Menart apresentam precisão do trabalho de separação e alto desempenho em todos os materiais e granulometrias com a utilização de sistemas de alta tecnologia como tambor inclinado e o Sistema Compacto de Separação Autônoma e Móvel que permite a separação de metais, vidros e plásticos.

 

Peneiras Vibratórias Móveis

As Peneiras Vibratórias Móveis da Komplet são equipamentos compactos que possibilitam peneirar e classificar materiais sólidos, de forma rápida e eficaz, tais como: agregado reciclado, solo, rocha, biomassa, fertilizantes, na medida certa e de acordo com o diâmetro desejado para sua aplicação. Oferecendo uma solução eficiente e de alta capacidade no processo de separação para o beneficiamento apropriado do agregado.

 

Pré Triturador

O Krokodile 4 em 1, da Komplet, é capaz de triturar resíduos da construção civil, resíduos de madeira, resíduos sólidos urbanos e resíduos volumosos, tudo em uma estrutura compacta, móvel e robusta.

Triturador de Madeira/Poda

Os Trituradores Menart contam com diversos tamanhos e capacidades e com rotores resistentes que preparam os materiais para compostagem, digestão anaeróbica ou biomassa, operando com maior mobilidade e desempenho.

 

Trituradores de resíduos – Shredder

Os Trituradores TANA, ideais para triturar resíduos sólidos urbanos, industriais e de grande volume, apresentam facilidade de transporte, granulometria final ajustável, sistema digital de monitoramento remoto (TCS – Tana Control System) e alta versatilidade de trituração para praticamente qualquer tipo de resíduo.

 

Usina de Reciclagem de Resíduos da
Construção Civil

As Usinas Komplet apresentam um conceito modular e compacto de alta eficiência na transformação dos resíduos em agregado reciclado, podendo ser utilizadas em ambientes fechados e ao ar livre garantindo a versatilidade que a sua empresa precisa.

 

Como você pôde conferir, a escolha dos melhores equipamentos é fundamental para a realização de forma eficiente e responsável dos processos de reciclagem e reaproveitamento de resíduos. 

A Máquina Solo disponibiliza uma grande variedade de equipamentos das melhores marcas com todo o suporte e confiança construída desde 1998 no mercado. Entre em contato com nossa equipe e conheça uma solução sob medida.