Escolha uma Página

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia, tendo como objetivo atrair a atenção da população mundial para os problemas ambientais e mostrar a importância da preservação dos recursos naturais.

A cada ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define uma temática diferente e um país para serem realizadas as atividades oficiais de celebração da data. Em 2021, o tema é a “Restauração dos Ecossistemas” e o Paquistão foi escolhido o anfitrião oficial.

Como meio de incentivar a reflexão e debates, a ONU também declarou esta semana a “Década de Restauração do Ecossistema 2021-2030”, campanha constituída como um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo.

Qual a importância da restauração dos ecossistemas?

A restauração dos ecossistemas tem como objetivo preservar e recuperar a biodiversidade de sistemas com organismos vivos que atuam de forma estável e autossuficiente, extremamente importantes para o equilíbrio do planeta, seja nos ambientes aquáticos quanto terrestres.

Essa reparação cada vez mais se mostra necessária, diante de uma série de evidências cada vez mais recorrentes em nosso dia. Segundo o portal World Environment Day, portal oficial dedicado ao Dia Mundial do Meio Ambiental, a degradação dos ecossistemas está afetando pelo menos 3,2 bilhões de pessoas, o que equivale a aproximadamente 40% da população mundial.

Recomendações para praticar a restauração dos ecossistemas

Para auxiliar e conscientizar mais a população mundial, o movimento Generation Restoration, que é um programa voltado para jovens da Global Landscapes Forum (GLF) e Youth in Landscapes Initiative (YIL) que apoia os esforços de restauração do ecossistema global, elaborou um guia no qual ajuda a esclarecer dúvidas relevantes sobre o processo de restauração do ecossistema.

Abaixo citamos três práticas retiradas do material:

  1. Conheça seus ecossistemas locais,

Por exemplo: Água doce, agua urbana, campos, matagais e savanas, florestas, montanhas, oceanos e costas, terra as agrícolas e turfeiras.

  1. Conheça os motores da degradação

Quais são as causas tanto direta como indireta que está levando a degradação daquele ecossistema e assim aprofundar quais são os caminhos para reverte o resultado negativo que está sendo causado.

  1. Conheça a resposta

E assim aprofundar-se quais são os caminhos para reverter o impacto negativo  causado por aquela ação.

Baseado nessas três práticas, as empresas podem reavaliar seus processos para encontrar maneiras de minimizar os impactos de suas atividades, optando por soluções que contribuam diretamente com o Meio Ambiente, usufruindo do valor ambiental e econômico que ações ambientalmente eficazes promovem aos negócios.

É por um simples gesto que começamos a mudança.

Como o Máquina Solo contribui com a pauta

Com soluções especialmente voltadas para o segmento de reciclagem, AaMáquina Solo oferece equipamentos de alta performance que auxiliam em todos os processos de reciclagem de resíduos da construção civil e demolição, resíduos sólidos industriais, urbanos e orgânicos.

Nosso apoio auxilia empresas de diversos portes a aproveitar resíduos, antes indesejados, como insumos ou matérias-primas para outros fins, como por exemplo a compostagem, que resulta em fertilizantes orgânicos que poderão ser utilizados na agricultura e projetos paisagísticos, colaborando com toda a cadeia produtiva envolvida e contribuindo com a economia circular.