Caçambas para Mineração: categorias, funcionalidades e marcas de destaque

6 de outubro de 2021

A mineração é uma das principais atividades econômicas em nosso país, sendo responsável pela geração de empregos diretos e indiretos. Para se ter uma ideia, dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) apontam que, no primeiro trimestre de 2021 foram gerados cerca de  de 11 mil empregos diretos, com o setor apresentando um crescimento de 98% em comparação ao faturamento registrado no primeiro semestre de 2020.

Sem dúvida, para apoiar este crescimento, a utilização de máquinas pesadas e equipamentos de alta qualidade são essenciais para a sustentação e produtividade das operações.

Por se tratar de equipamentos que são operados em condições extremas, é necessário que além de desempenho ofereçam rendimento, robustez e baixa manutenção.

Dentre as opções de equipamentos para mineração, temos as caçambas que se destacam pela sua versatilidade, mobilidade e performance.

Vantagens em diversos tipos de caçambas para mineração

A escolha do modelo de caçamba mais adequada para a mineração passa pela análise das características técnicas, tecnologia, acabamentos superiores como tratamento antiaderente interno que evita perdas de material, bem como a preparação para receber materiais de alto teor abrasivo e especificidades de peças adequadas para a utilização necessária para o uso em cada situação.

Chegar na definição da caçamba ideal irá implicar na análise das funcionalidades necessárias para atender as demandas específicas de cada empresa, local de utilização e tamanho da área de trabalho, número de funcionários envolvidos e características dos materiais a serem transportados ou armazenados.

A seguir, apresentamos de forma mais detalhada as opções de caçambas multifuncionais, caçambas britadoras e caçambas peneira.

Caçambas multifuncionais para mineração: versatilidade e performance

Uma das vantagens da utilização em mineração das caçambas multifuncionais é justamente a sua versatilidade de aplicações, o que permite ganhar agilidade com a eliminação de etapas no processo e maior mobilidade com a ampliação de seu raio de ação.

Por exemplo, com as caçambas multifuncionais Allu é possível realizar a britagem ou o peneiramento dos mais diferentes tipos de materiais no próprio local de trabalho, uma imensa vantagem em se tratando de locais de difícil acesso, por exemplo.

Sua operação em campo é facilitada pois a caçamba pode ser acoplada em escavadeiras, carregadeiras ou minicarregadeiras realizando aplicações diversificadas como trituração de carvão ou de resíduos, destorroamento de cerâmica, argila ou fertilizantes, peneiragem do solo e mistura de solos contaminados em uma única operação bastando para isso apenas a troca dos seus eixos. 

Confira outros benefícios:

  • Menor investimento em comparação aos grandes estacionários;
  • Economia de custos com transporte;
  • Redução da necessidade de áreas para armazenamento de material;
  • Fácil manutenção;
  • Facilidade de operação com a simples troca de eixo para múltiplas funções;
  • Versatilidade: britagem, peneiragem e trituração além de transporte na mesma caçamba;
  • Agilidade com a redução de etapas de processamento de materiais.

Duas funções em um só equipamento: as caçambas britadoras para mineração

Estas caçambas são a escolha ideal para a demanda específica das fases de britagem e transporte no processo de mineração. Elas proporcionam maior agilidade ao triturar ou britar materiais como concreto, minérios de baixa e alta dureza podendo ainda reciclar asfalto e resíduos simultaneamente ao processo de transporte de materiais para a britagem.

Com isso, sua empresa ganha também na redução de custos com a eliminação da necessidade de investimentos em obras de infraestrutura para a construção de estruturas físicas, além de gastos com energia elétrica e compra ou locação de equipamentos adicionais para a movimentação dos materiais britados em campo.

A Caçamba Britadora MB Crusher é um exemplo de versatilidade pois é um equipamento móvel que ao ser acoplado a uma escavadeira realiza os processos de britagem e transporte em uma mesma operação.

Veja mais vantagens:

  • Maior eficiência no processo com redução de horas;
  • Possibilita a britagem em locais de difícil acesso;
  • Eliminação de custos operacionais como a contratação de equipamentos para carregamentos e combustível;
  • Maior segurança de operação;
  • Economia com transporte de materiais;
  • Potencializa o uso da escavadeira;
  • Agilidade com a eliminação de etapas no processamento de materiais.

Caçambas peneira para mineração: praticidade e agilidade

Imagine ganhar tempo, agilidade e praticidade ao realizar o transporte e triagem de materiais como pedras, pedriscos, britas e solo, mesmo em áreas de mineração de difícil acesso?

A Caçamba Peneira MB Crusher torna tudo isso possível ao oferecer uma solução versátil que garante muito mais agilidade no processo de mineração. Este equipamento que está disponível tanto para compra quanto para locação, trabalha acoplado em escavadeiras e oferece grande capacidade produtiva ao disponibilizar alimentação constante e facilidade no transporte de carga.

Além de ágil no processo de peneiramento e triagem dos materiais em campo, a caçamba peneira MB Crusher proporciona redução de custos como a necessidade de investimento em estruturas fixas e equipamentos adicionais para o transporte dos materiais extraídos até a área de peneiramento dos materiais.

Sua empresa também ganha em operacionalidade ao não precisar reservar um espaço adicional no campo de trabalho para o peneiramento que é realizado diretamente na escavadeira que trabalha com a peneira acoplada.

É muito mais vantagem:

  • Melhor operacionalização em locais de difícil acesso;
  • Agilidade ao realizar o peneiramento e transporte em um só equipamento;
  • Economia no transporte dos materiais;
  • Maximização do uso da escavadeira;
  • Redução de investimentos para a contratação de equipamentos adicionais;
  • Eficiência – um mesmo funcionário pode realizar o peneiramento e o transporte.

Como pôde perceber, a utilização de equipamentos modernos que oferecem mais qualidade, agilidade e performance são um importante diferencial para a otimização de operações que exigem muito dos das máquinas  e suas respectivas peças.

Um exemplo são as caçambas para mineração que reúnem múltiplas funções em um só equipamento. Com elas as etapas de britagem, peneiragem e transporte podem ser realizadas no próprio local da mineração conferindo o ganho de performance que a sua empresa precisa para aproveitar o crescimento deste mercado no Brasil.

A Máquina Solo é representante exclusivo de grandes marcas de equipamentos para mineração, como por exemplo,  as caçambas para mineração das marcas Allu e MB Crusher, reconhecidas internacionalmente e  citadas neste artigo.

Além da disponibilidade destes equipamentos para compra ou locação, a Máquina Solo disponibiliza um pós venda de confiança com a disponibilidade de peças e a realização das manutenções preventivas e corretivas sempre que necessário.