O projeto para compostar aproximadamente 140 mil toneladas de resíduos orgânicos, gerados por safra, na Usina de Cana de Açúcar e Álcool Santo Ângelo, localizada em Pirajuba, Minas Gerais, contou com a assessoria técnica da Consultoria MK2R.

O projeto representava um desafio, uma vez que a maior parte do total de resíduos na Usina Santo Ângelo era de torta de filtro, cuja a composição é muita rica em carbono orgânico e nutrientes, mas com alta umidade.

Os resíduos orgânicos eram aplicados diretamente no solo – “in natura”, incidindo em altos custos de transporte e aplicação, visto que os nutrientes estavam diluídos em uma grande massa de água.

O objetivo era conseguir compostar, devidamente, o enorme volume de resíduos, na menor área possível e mantendo uma boa frequência de revolvimento, para que todo o material fosse processado de maneira adequada e o produto final, o composto orgânico, fosse de boa qualidade.

Além disso, havia o desafio de se fazer a compostagem sem cheiros desagradáveis e geração de chorume e ainda, manter o processo funcionando mesmo em tempo chuvoso

Solução

Para suprir as necessidades detectadas na Usina Santo Ângelo – o alto volume gerado diariamente e ininterrupto durante a safra – a solução encontrada foi o Sistema de Revolvimento Mecanizado, optando-se pelo Compostador modelo 5300SP, da fabricante belga Menart, comercializado com exclusividade no Brasil pela Máquina Solo.

O Compostador Menart 5300SP é um equipamento robusto, econômico, com baixo custo de manutenção, ideal pata atender às necessidades do projeto.

Resultados

Com o equipamento empregado, foi obtido um composto de qualidade, capaz de ser enriquecido com fosfato natural reativo e aplicado em distâncias de até 25 km no plantio e até 30 km na soqueira.

Com o uso de revolvimento mecanizado, utilizando o equipamento Menart, foi possível obter uma redução no custo de aplicação, economia em processos e ganho de produtividade.

Todo o investimento com o pátio de compostagem, custos ambientais, aquisição de equipamentos – compostador, trator, pá carregadeira, caminhão, aplicador de produto, entre outros -, mão de obra, custos operacionais, transporte de matéria-prima, será amortizado com a produção de uma safra.

O uso de fertilizante orgânico produzido a partir dos resíduos da usina gerou uma economia de 90% na área aplicada.

Ao comparar o ganho de produtividade, também na área aplicada, o aumento foi de 10%, um número significativo para a Usina Santo Ângelo, uma vez que há anos a usina já atinge altos índices de produtividade.

Além disso, também foi possível reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), realizar controle biológico da mosca-dos-estábulos e a adequação do processo às leis ambientais específicas.

Faça um orçamento